06 PASSOS PARA MUDAR HÁBITOS

2f25aff

06 PASSOS PARA MUDAR HÁBITOS

Antes de entrar no tema propriamente dito, vou explicar o que é, e como formamos hábitos.
Hábitos são ações que se repetem, na maioria das vezes, de forma inconsciente, ou seja, nós realizamos sem saber que estamos realizando.
Os hábitos são aprendizados perfeitos, que contribuem ou destroem pessoas. Contribuem porque, bons hábitos vão fazer com que você se sinta bem, e muitas vezes vão contribuir no alcance de resultados em sua vida. Destroem porque, gradativamente fazem com que você repita situações destrutivas ao seu corpo e seus relacionamentos.
Existem várias formas de alterar hábitos. Aqui abordaremos 06 passos que vão potencializar você a alcançar bons hábitos que vão contribuir com a sua vida.

Passo 01 – Identificar exatamente o hábito a ser alterado.
Você deve ter consciência do hábito a ser alterado. Se você não conhecer exatamente o hábito em questão, o seu cérebro não vai contribuir com você para que possa criar alternativas para se livrar deste mau hábito, e assim, construir hábitos bons que vão neutralizar o mau hábito.
Uma forma de fazer isso, é ficar atento aos seus comportamentos em ambientes que você acredita que esses hábitos possam ocorrer. Outra forma, é pedir para as pessoas do seu convívio lhe comunicarem quando você estiver cometendo um mau hábito.

Passo 02 – Usar algum tipo de marcador para trazer o hábito para a consciência.
Você deve usar algum tipo de gatilho que você vai ver, ouvir, ou sentir, para que no momento exato do mau hábito, você tome consciência do mesmo, ancorando-o de forma negativa. A ideia é fazer com que o seu consciente veja esse hábito como algo negativo, e que gradativamente, tal situação negativa vá para o seu inconsciente. Assim, você vai iniciar o processo de não querer repetir esses maus hábitos de forma inconsciente.

Passo 03 – Construir novos hábitos, que vão neutralizar os maus hábitos.
Para você neutralizar hábitos ruins, você deve construir hábitos bons, que vão suplantar aqueles hábitos que você não quer mais. A ideia não é você deletar o hábito ruim, até porque este hábito ruim, de alguma forma, levou você até onde está. E de alguma forma aquele hábito ruim gerou algum tipo de situação prazerosa para o seu cérebro. Quando você cria novos hábitos que você considera bons, o seu cérebro fica feliz, e assim, vai construir caminhos neurais para que você execute este novo hábito mais vezes. Desta forma, com o tempo você vai reproduzir esse hábito de forma inconsciente.

Passo 04 – Declarar para as pessoas do seu convívio, os novos hábitos que vão ser incorporados à sua vida.
Uma forma de contribuir com você na conquista de novos hábitos, é a Declaração. Quando você declara para o mundo o que você vai fazer para alcançar novos hábitos, e fala para o máximo de pessoas ao seu redor, essas pessoas vão começar a questionar você sobre os novos hábitos, o que aos poucos, vai contribuir para que você tenha novos comportamentos rumo aos novos hábitos que você quer conquistar. No primeiro momento, pode parecer forçado, mas com a repetição, e se o seu cérebro sentir algum tipo de prazer, ele vai contribuir com você, para que você reproduza esse hábito de forma inconsciente.

Passo 05 – Ter uma data exata para iniciar todo processo da construção dos novos hábitos.
Quando você tem uma data precisa, e o seu cérebro entende que esse novo hábito vai ser bom, ele vai criar caminhos neurais, que vão fazer com que você realmente inicie todo o processo.

Passo 06 – Fazer visualizações de um futuro desejado.
Eu não sei se você sabe, mas o nosso cérebro trabalha por imagem, e a memória é associativa. O cérebro não sabe diferenciar o que é real do que é imaginário. Desta forma, quando você faz visualizações de um futuro preferido, com riqueza de detalhes, imagens claras, nítidas e brilhantes, o cérebro vai acreditar nesta imagem como uma realidade, e vai criar caminhos neurais para que você tenha comportamentos adequados, que vão fazer você se aproximar destes novos hábitos que tanto quer conquistar.
E assim, quando menos esperar, estarão presente em sua vida, novos hábitos que vão contribuir com a sua nova fase de vida.
Willian Magalhães
Willian Magalhães, é Master Trainer em Coaching, PNL e Hipnose, e trabalha com Comunicação há mais de 17 anos. Atualmente é Diretor Executivo no Instituto Master Self, onde ministra Formações, Treinamentos, Palestras e Workshops em todo o Brasil.

Entre em contato: http://www.institutomasterself.com

Me encontre:

willian-magalhaes-redes-sociais

 

Compartilhe:
FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsAppCompartilhar

Comentários no Facebook