28 out TALVEZ, VOCÊ JÁ CONHEÇA AS APLICAÇÕES DA HIPNOTERAPIA.
Algumas pessoas acreditam que a hipnose foi criada nos tempos atuais, pois na atualidade se vê em programas televisivos e redes sociais a aplicação da hipnose de entretenimento (palco). Na realidade a hipnose existe desde a época em que o homem começou a se comunicar.
Os novos rumos que os estudos estavam tomando, começaram a atrair um público mais famoso no meio científico, como o psicólogo russo Ivan Pavlov (1849-1936), o médico francês Jean-Martin Charcot (1825-1893) e o famoso psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1881).
Freud até usou a técnica no começo da carreira, mas a hipnose só foi aceita de verdade pela comunidade científica no fim dos anos 70 com o estudo do psiquiatra americano Henry Szechtman.
A hipnoterapia está longe de ser uma medida só usada em casos extremos.
Cada vez mais, ela é considerada uma ferramenta que se presta a múltiplas possibilidades. Inclusive, com várias delas ainda a serem descobertas.
Hoje em dia, é comum encontrar profissionais que estudam a técnica e pacientes que desejam experimenta-la.
Os campos em que se pode empregar a hipnoterapia são amplos, pois não requer medicamentos, procedimentos físicos ou o uso de qualquer equipamento.
Seu caráter de terapia “limpa” a coloca em sintonia com as práticas menos agressivas e mais livres de potenciais efeitos colaterais, o que sem dúvida é um elemento a mais que convida os pacientes a experimentarem a hipnoterapia.
Confira alguns exemplos:
-
Na psicologia, há diversas aplicações. Elas podem ocorrer em casos de tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória .
-
Na medicina as aplicações podem ser observadas em anestesia e cirurgia, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramentos, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, timidez e inadaptação), controle da dor e de vícios e outros.
-
Na odontologia, também há registros do uso da hipnose. Pode ser em cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramentos, controle da salivação excessiva e da dor, quando a pessoa tem medo de ir ao dentista, entre outros.
-
Além disso, a técnica pode ser usada em uma terapia coadjuvante como um complemento a outras práticas.
Aqui no IMS trabalhamos os processos terapêuticos com a utilização da hipnose, através da hipnose Integral, onde acreditamos que a demanda em um processo terapêutico venha do cliente e não do profissional.
O psiquiatra americano Milton Erickson (1901-1980) desenvolveu a hipnoterapia ericksoniana, uma abordagem cognitiva e não apenas comportamental.
Embasada em um pensamento sistêmico, ela tem como escopo e local de atuação as cognições, mudanças de hábito, de pensamento e de comportamento.
Seu foco é bastante claro e pragmático, indicando a solução dos problemas que o paciente leva ao atendimento.
Voltar no que já passou pode ser válido, desde que existam propósitos específicos e bem definidos, pois o foco da Hipnose Integral do IMS e com base no aqui e agora com grandes ensaios mentais que focam no futuro desejável.
Diferentemente de outras formas terapêuticas, essa tem um sentido orientado, concreto e deliberado que é o tratamento das motivações que levaram o paciente a procura de passar pelo processo de sessões.
Essa técnica se adapta à personalidade e Modelo Mental de cada pessoa sem deixar de compreender e respeitar ou seja (o mapa não é o território) com base em um pressuposto da PNL a reação que cada um, durante um transe hipnótico trabalhando em diversos âmbitos da vida do cliente para transformá-los de forma positiva.
Compreendendo quais são as competências do consciente e do inconsciente, colocando em prática de como promover o autodesenvolvimento diariamente. Descobrindo como controlar o estresse e o medo e a importância e como usar metáforas e histórias sugestão indireta ou direta. Desenvolvendo assim a prática e entendendo como realizar uma reprogramação mental. Aprendendo como aperfeiçoar a comunicação com diferentes tipos de públicos, como se libertar de traumas e crenças limitantes.
Aprendizado estratégias específicas de acesso e comunicação direta com a mente inconsciente e muitos outros pontos importantes para o sua evolução profissional e pessoal.
O profissional hipnoterapeuta deve tomar a decisão quanto à aplicabilidade do tratamento da hipnose. Ele deve obter um histórico completo do cliente através de uma anamnese para determinar se existem condições físicas ou emocionais.
Embora em muitos momentos o hipnoterapeuta possa parecer assumir a função de protagonista, ajudando a fazer uma boa formulação do estado desejado, não passa de um mero agente condutor em quem cabe o papel secundário de ajudar o cliente a encontrar o seu caminho e a fazer o processo evolutivo necessário definido pelo cliente.
O Responsável pela mudança é sempre o Cliente, cabendo ao hipnoterapeuta acompanhar as ações a serem realizadas entre as sessões.
O que a hipnose de matriz ericksoniana proporciona é um olhar interno, e por mais que seja o hipnoterapeuta quem nos abre essa janela, ele nunca será parte da paisagem a ser observada.
E você pode até estar se perguntando, quem pode aprender a hipnoterapia?
Em minha experiência como hipnoterapeuta aqui no IMS Instituto Master Self, posso afirmar que qualquer pessoa que tenha um bom processo cognitivo pode aprender a arte a hipnoterapia, mas, vou listar abaixo alguns profissionais que já nos procuraram para fazer parte da nossa formação.
Farmacêuticos, Fisioterapeutas, profissionais que atuam na dificuldade de Concentração, Psicólogos, Odontólogos, Professores, Educadores Físicos, Nutricionistas, Pessoas que trabalham com Emagrecimentos, pessoas que trabalho com algum tipo de vício, como fumo, drogaditos e dependentes químicos ou álcool, Coachs , Administradores, gestores e Líderes e no Ramo do Marketing Digital
Super incrível!
O que você está esperando para começar?
É hora de colocar a mão na massa.
E aí, gostou de ler sobre a hipnoterapia?
Então, comente o que achou abaixo!
Me Siga nas Redes Sociais:
Novo Instagram: @willianMagalhaesReal
Instagram: @WillianMagalhaesOficial
Facebook: @WillianMagalhaesOfical
Youtube: Youtube.com/WillianMagalhaesOficial
Linkedin: @WillianMagalhaesOficial
Atenciosamente,
Willian Magalhães CEO IMS Instituto Master Self
Especialista de Auto e Alta Performance
Quer fazer parte da Minha lista VIP, CLICA AQUI!